sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SALMOS E HINOS


Sobre o Hinário Congregacional
17 de Novembro de 1861
(O texto a seguir foi incrementado¹ pelo Editor, a partir de uma compilação² publicada nos
Boletins de nº 850 e 851 - de 13 e 20/11/2011 - pelo
Presb. Esdras Vieira e Diác. Giuliano Herbet, respectivamente).
   DEUS SEJA LOUVADO!  

  Salmos e Hinos   
O Hinário Salmos e Hinos foi organizado pelo casal
Dr. Robert Reid Kalley (médico e pastor escocês)
e Sarah Poulton Kalley (missionária e musicista inglesa).
 
     Tendo vindo ao Brasil em 10 de maio de 1855, o recém-chegado casal Dr. Robert e Miss. Sarah Kalley logo fundou a Igreja Evangélica Fluminense e Pernambucana - primeiras atividades da Igreja Evangélica em língua portuguesa no Brasil. Não poderia ser diferente... Nossa Igreja Congregacional tem os Salmos e Hinos como sua coletânea oficial de cânticos.

     O Hinário foi publicado em 1861 com 50 cânticos (18 Salmos e 32 Hinos), e manuseado,  pela  primeira vez, em 17 de Novembro de 1861 - seis anos depois da chegada do casal ao Brasil.  Naquela oportunidade foi cantado o hino nº 609 (Convite aos Meninos), cuja autoria é atribuída a Sarah Kalley. Esta coleção foi a primeira coletânea de Hinos Evangélicos em língua portuguesa, organizada no Brasil. 21 anos foi quanto durou o ministério do casal abençoador do povo brasileiro da época e, como foi transmitido através do Espírito Santo de Deus, perdura até nossos dias (150 anos depois), e continuará - uma vez que se trata da Palavra de Deus - entoada nos cânticos.
     Em sua 2ª edição, no ano de 1865, já continha 83 cânticos. Nas edições posteriores foram sendo acrescentados diversos hinos – tanto que em 1919 já contava com 608 músicas, cuja edição foi organizada pelo Dr. João Gomes da Rocha, que foi o principal responsável pela publicação daquela coletânea.
     Nosso Hinário contém melodias de diversas origens como Brasileira, Portuguesa, Alemã, Austríaca, Espanhola, Francesa, Inglesa, Americana, dentre outras. Ele apresenta uma diversidade que o torna ainda mais rico do ponto de vista musical.
     Em meados do século XX o Hinário passou por uma importante revisão realizada por uma equipe de especialistas em música, tornando a coletânea ainda mais funcional para ser utilizada em nosso dia-a-dia, com a sua textualidade de versos aprimorada.
     Graças damos a Deus por homens e mulheres que trabalharam desde o início até agora para a preservação do nosso Salmos e Hinos. É certo que o Senhor a muitos já chamou. A nós cabe preservarmos este tesouro musical e poético.
      Os Salmos e Hinos foi, inclusive, usado como primeiro Hinário por diversas denominações.

    Atualmente, no seu aniversário de 150 anos (17/11), e com 677 Cânticos, é considerada uma das mais belas coleções de Hinos já produzida para o Cristão-protestante do Brasil. Hoje está na sua 5ª edição, e contém 28 Salmos, 622 Hinos e 27 Coros.  

Esta matéria foi compilada pelo Presb. Esdras Vieira e Diác. Giuliano Herbet. Texto aproximado foi publicado nos Boletins nº 850 e 851 (13 e 20/11/2011).
                                                                                                            (O Editor)

Notas de rodapé
______________________________________________________________________________
(1) INCREMENTADO:  Tornado mais elaborado ou diferente; realçado.
(2) COMPILAR:  Reunir (textos de vários autores, ou de natureza ou procedência variada).