Subscribe:

Labels

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SALMOS E HINOS


Sobre o Hinário Congregacional
17 de Novembro de 1861
(O texto a seguir foi incrementado¹ pelo Editor, a partir de uma compilação² publicada nos
Boletins de nº 850 e 851 - de 13 e 20/11/2011 - pelo
Presb. Esdras Vieira e Diác. Giuliano Herbet, respectivamente).
   DEUS SEJA LOUVADO!  

  Salmos e Hinos   
O Hinário Salmos e Hinos foi organizado pelo casal
Dr. Robert Reid Kalley (médico e pastor escocês)
e Sarah Poulton Kalley (missionária e musicista inglesa).
 
     Tendo vindo ao Brasil em 10 de maio de 1855, o recém-chegado casal Dr. Robert e Miss. Sarah Kalley logo fundou a Igreja Evangélica Fluminense e Pernambucana - primeiras atividades da Igreja Evangélica em língua portuguesa no Brasil. Não poderia ser diferente... Nossa Igreja Congregacional tem os Salmos e Hinos como sua coletânea oficial de cânticos.

     O Hinário foi publicado em 1861 com 50 cânticos (18 Salmos e 32 Hinos), e manuseado,  pela  primeira vez, em 17 de Novembro de 1861 - seis anos depois da chegada do casal ao Brasil.  Naquela oportunidade foi cantado o hino nº 609 (Convite aos Meninos), cuja autoria é atribuída a Sarah Kalley. Esta coleção foi a primeira coletânea de Hinos Evangélicos em língua portuguesa, organizada no Brasil. 21 anos foi quanto durou o ministério do casal abençoador do povo brasileiro da época e, como foi transmitido através do Espírito Santo de Deus, perdura até nossos dias (150 anos depois), e continuará - uma vez que se trata da Palavra de Deus - entoada nos cânticos.
     Em sua 2ª edição, no ano de 1865, já continha 83 cânticos. Nas edições posteriores foram sendo acrescentados diversos hinos – tanto que em 1919 já contava com 608 músicas, cuja edição foi organizada pelo Dr. João Gomes da Rocha, que foi o principal responsável pela publicação daquela coletânea.
     Nosso Hinário contém melodias de diversas origens como Brasileira, Portuguesa, Alemã, Austríaca, Espanhola, Francesa, Inglesa, Americana, dentre outras. Ele apresenta uma diversidade que o torna ainda mais rico do ponto de vista musical.
     Em meados do século XX o Hinário passou por uma importante revisão realizada por uma equipe de especialistas em música, tornando a coletânea ainda mais funcional para ser utilizada em nosso dia-a-dia, com a sua textualidade de versos aprimorada.
     Graças damos a Deus por homens e mulheres que trabalharam desde o início até agora para a preservação do nosso Salmos e Hinos. É certo que o Senhor a muitos já chamou. A nós cabe preservarmos este tesouro musical e poético.
      Os Salmos e Hinos foi, inclusive, usado como primeiro Hinário por diversas denominações.

    Atualmente, no seu aniversário de 150 anos (17/11), e com 677 Cânticos, é considerada uma das mais belas coleções de Hinos já produzida para o Cristão-protestante do Brasil. Hoje está na sua 5ª edição, e contém 28 Salmos, 622 Hinos e 27 Coros.  

Esta matéria foi compilada pelo Presb. Esdras Vieira e Diác. Giuliano Herbet. Texto aproximado foi publicado nos Boletins nº 850 e 851 (13 e 20/11/2011).
                                                                                                            (O Editor)

Notas de rodapé
______________________________________________________________________________
(1) INCREMENTADO:  Tornado mais elaborado ou diferente; realçado.
(2) COMPILAR:  Reunir (textos de vários autores, ou de natureza ou procedência variada).

4 comentários:

Cassia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Silvana Nery disse...

Sou professora de música. Desenvolvo lições com vários hinários os quais tenho na versão de partitura. Porém, ñ conseguimos encontrar no mercado o Hinário Salmos e Hinos, o qual é utilizado pela Igreja Congregacional na nossa região. Encontrei apenas um site onde é possível a compra do mesmo. É pena que o frete encarece o material em quase 50% para a nossa região, ficando assim inviável a compra do mesmo para os alunos.

celso queiroz disse...

EU TAMBÉM ANDO À PROCURA DE UM HINÁRIO DOS SALMOS E HINOS, MAS SEM SUCESSO.
TENHO ENCONTRADO NA INTERNET ALGUMAS VERSÕES pdf MAS,QUANDO VOU VERIFICAR AS LETRAS, ESTÃO DIFERENTES DAS QUE EU CONHEÇO E CONSIDERAVELMENTE P I O R A D A S.
VOU SEGUIR PROCURANDO UMA VIA, TALVEZ EM SEBOS.
QUEM SOUBER DE UMA EDIÇÃO À VENDA, FAVOR ME AVISAR.

CELSO QUEIROZ - 11/05/14
celsoqueiroz@globo.com

Pedro disse...

Neste link vc encontra uma as letras,sem cifras http://www.3iec.com.br/BOLETIM%20DOMINICAL/Coletania%20de%20Salmos%20&%20Hinos.pdf