terça-feira, 15 de abril de 2014

"Meu Lar, Um Lugar Seguro"


Com o Tema  "Meu Lar, um Lugar Seguro", abordado pela Missionária Nayra Cabral (Filha do Diácono Cabral , e Vídeos abaixo), teve início naquele Domingo, dia 04 de maio, a Programação Especial do Mês da Família, realizada pelo Departamento dos Adolescentes, que tem à frente a Missionária Aurealucia Colaço Lima ("Tia Lúcia" - 1º Vídeo abaixo).

Diante de mais de quarenta adolescentes, e do 'cinegrafista' e 'fotógrafo' amador, a quem a Miss. Nayra, a princípio, que perguntou se ia ser filmada, veio a dizer a todos que é 'tímida'. Com humildade, começou sua preleção e, aos poucos, foi demonstrando seu discernimento e satisfatório conhecimento da Palavra, vindo a expressar-se tão bem que, de forma espontânea - em vários momentos - arrancou sorrisos de todos os presentes.
Tendo passado pela sala [classe] dos Adolescentes, na qualidade de ex-aluna, Nayra disse que é Filha de pai militar e recebe, juntamente com seus irmãos, uma disciplina "bem rígida". Disse também que "seus pais têm 'lutado' muito pela construção de um lar sadio". Sua mãe é a contralto Ângela Cabral, do Coral Canção de Paz. O pai dela é o Diácono Cabral. Nayra não se poupou em contar as lições que têm recebido de seus pais, e as usou como testemunho de que um pai rígido instrui filhos [e filhas] no temor do Senhor, e os conduz com disciplina, produzindo assim bons frutos para fazer a diferença em uma sociedade fragilizada e moralmente em declínio por tantos e tantos descaminhos pela prática da desobediência ao Deus criador dos céus, da terra, e de tudo que neles há.
Copiar o Salmo 119 tantas vezes quanto seu pai mandava foi apenas um dos itens disciplinares que a levou a ser o que é [disciplinada]. O maior capítulo da Bíblia Sagrada tem nos seus 176 versículos uma estrutura composta de 22 estrofes que distribuem as 22 letras do alfabeto hebraico [deÁlefe a Tau, que correspondem ao nosso alfabeto de A a Z] que identificam cada estrofe do poema em acróstico*, onde cada estrofe compreende 8versículos. - Não era mesmo fácil para Nayra copiar 56 ou mais vezes todos os  c-e-n-t-o  e  s-e-t-e-n-t-a  e  s-e-i-s  versículos do Salmo 119[(*)Acróstico: Composição poética na qual o conjunto das letras iniciais (e por vezes as mediais ou finais) dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase].
Tia Lúcia (51) - Missionária que dirige o Departamento dos Adolescentes - tem feito um trabalho digno, com muito empenho na igreja para encaminhamento dos que compreendem uma fase tão "incompreendida", e que, do ponto de vista da psicologia, vai até aos 25 anos.
A seguir, Imagens e Vídeos que marcaram os mais de quarenta Adolescentes que estiveram presentes na Classe. E bem sabemos: com a mente expansivamente fértil - inerente à transição da vida de cada um deles - vai ficar como que "armazenado no seu banco de dados" tudo aquilo que aprenderam através do testemunho da Missionária Nayra (21) que também, segundo o estudo divulgado pela BBC de Londres, ainda está na fase da Adolescência. 

Abaixo, "Tia Lúcia", em palavra introdutória sobre o Mês da Família, que começa com o Tema"Meu Lar, um Lugar Seguro", que foi abordado pela Missionária Nayra Cabral no último Domingo, dia 04/Maio



A seguir, o 1º Vídeo, onde a "Tia Lúcia" apresenta os Temas do Mês da Família. Laís também ora por todas as Famílias e pela Palestrante, a Miss. Nayra Cabral

1º Vídeo Abaixo










A seguir, 2º, 3º e 4º Vídeos
 Assista Abaixo os três Vídeos da Palestra com a Miss. Nayra - 1ª Parte


Assista Abaixo os três Vídeos da Palestra com a Miss. Nayra - 2ª Parte


Assista Abaixo os três Vídeos da Palestra com a Miss. Nayra - 3ª Parte





Veja Abaixo outros preciosos momentos após a Palavra.









_________________________________<>_________________________________

Confira Também: ...

Tema: "Pai e Mãe: Um Amor Voluntário",

Com o Presbítero Esdras Vieira

e esposa Isabel Albuquerque.







Tema: "A Importância da Família na 

Formação do Caráter Do Adolescente",

com a Psicóloga Elisama Santos.


Com Muito Carinho, O Editor, 'Cinegrafista' e 'Fotógrafo'.

_________________________________<>_________________________________


Participação da UHC Central e 
Grupo Levitas do Senhor, além da UHC local

Naquele Dia 16 de Março de 2014, a Congregação de Capim Grande, que tem como Dirigente o Pr. Presbítero Vicente Velez (agachado, de camisa listrada) auxiliado pelo colaborador Manuel Ribeiro (1º da direita, em pé) - recebeu a União de Homens Congregacionais da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande - Centro para um trabalho intitulado "Avanço Evangelístico". 

               

Na estrada de chão, Palavra do Evangelho na mão e Jesus no Coração

Familiaresesposas e filhos dos integrantes da UHC - Central se somaram aos irmãos daquela Congregação, e todos tiveram um dia muito proveitoso, realizando o Grande Avanço, pessoalmente, de casa em casa, em diversas localidades daquela Região. "Foi um dia muito abençoado na presença do Senhor" - disse o Presbítero José Antônio Teixeira Fernandes, Presidente da UHC Campina Grande - Centro. 




Na delegação que se deslocou até o Sítio Capim Grande, o Conjunto de Senhoras "Divino Louvor" se fez presente e teve uma brilhante participação.
O abençoado Trabalho foi encerrado no período da noite, com um Grande Culto de Louvor e Adoração a Deus, na Congregação de Capim Grande, que contou com a presença do Grupo Levitas do Senhor.

Disse ainda o Presidente da UHC - Central: "Estou muito feliz, porque na oportunidade 17 almas aceitaram ao Senhor Jesus como Salvador de suas vidas. Tivemos ali um trabalho de Uniões, com presença da UNIÃO DE HOMENS de nossa Igreja, da UNIÃO DE HOMENS daquela Congregação e com Conjunto DIVINO LOUVOR, além da participação do Pastor Alexandre - o pregador da noite - e de toda a igreja local. Foi um trabalho de todos, em  prol de um só objetivo: Levar as Boas Novas de Salvação para as pessoas daquela Localidade. No encerramento do culto cinco famílias foram contempladas com as cestas básicas, que foram sorteadas e entregues, com muita alegria, por componentes do Conjunto Divino Louvor."


O Presidente José Antônio ratifica e registra seus agradecimentos ao Pr. Velez e a toda a igreja pela recepção. Disse Ele: "obrigado, e que Deus continue abençoando esta amada Igreja Congregacional de Capim grande."



Com carinho, o Editor
_________________________________
Nota do Editor: Expressamos também nossa Gratidão ao Presbítero José Antônio, pela gentileza de nos enviar um e-mail que resultou nesta necessária Postagem. 
Esse gesto vem, tão somente, Glorificar a Deus e a seu Filho Jesus, trazendo consequentemente informações da União de Homens Congregacionais de Campina Grande - Centro, em sua caminhada Evangelística.

---------------------------------------------------><--------------------------------------------------- 


Abaixo, Matéria do Boletim 959, de 23/02/2014 _____________________________


É HORA DE PLANEJAR
Efésios 5:15-16 - “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”.
Colossences 4:5 – “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.”


Por que não atingimos os resultados propostos por nós?
Na nossa caminhada desejamos alcançarconquistar e sermos vencedores sobre tudo que propomos a fazer ou obter. Porem, há muitas coisas que desejamos, não conseguimos alcançar e às vezes só ficamos com o pensamento: Deus é poderoso para me abençoar.
Realmente Deus é muito poderoso e pode nos dar muito mais, mas infelizmente nos acomodamos e não agimos fazendo a nossa parte para que as conquistas e vitórias de Deus aconteçam na nossa vida.
É claro que Deus não precisa da ajuda de ninguém, Ele é suficiente em Si mesmo, mas também Ele quer ver a nossa ação diante das circunstâncias.


Muitos dos nossos alvos propostos, às vezes, atingimos, e noutros, ficamos frustrados. Mas devemos mesmo assim fixar alvos e estabelecer prioridades.

OS ALVOS NOS ESTIMULAM ÀS MUDANÇAS
Neste mundo, estamos sempre diante de muitas escolhas.
sucesso depende da escolha certa, da opção viável. As pessoas vencedoras estabelecem alvospriorizam e planejam bem.
Como servos de Deus devemos ter alvos inteligentes.
(2Tm 2:15) - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
(2 Tm 2:16) - Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
Sabemos que temos um Deus que pode nos dar inteligência e sabedoria para alcançar os alvos (Tiago 1:5).
E se seus alvos foram esquecidos ou até mesmo apagados, veja a seguir o que poderá fazer!

RENOVAMOS NOSSA VIDA RENOVANDO NOSSOS ALVOS
O cristão deve conduzir bem a sua vida. Não conseguirá isso sem aplicar-se à oração, à leitura e reflexão da Bíblia, à leitura de boa literatura, além da confiança de que Deus quer e pode ajudá-lo a atingir alvos superiores e inteligentes, principalmente os de efeito coletivo.
Façamos alguns questionamentos:
1 - Quais os alvos que estabelecemos, procurando beneficiar os nossos familiares, nossa igreja e os nossos companheiros de trabalho?
2 - Como temos aproveitado nosso tempo?
3 - Quais os alvos prioritários em nossa vida?
(Mt. 5:48) - Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

SE TEMOS ALVOS, DEVEMOS ESTABELECER PRIORIDADES
Observe alguns “provérbios populares” falados pelo mundo:
O Americano: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
O Europeu: Deixe tudo que puder para amanhã, pois amanhã talvez não tenha de fazê-lo. 
Alvosprioridades e planejamento nos conduzem a uma vida de propósitos e nos ajuda a equacionar problemas existenciais.
- O que é mais importante e o que é mais urgente?
- Que alvo devemos colocar em primeiro lugar? Quais os mais importantes?
Quem não sabe administrar o tempo não sabe estabelecer prioridades.
Não devemos esquecer que acima dos nossos planos está a vontade soberana de Deus.

SE TEMOS ALVOS E PRIORIDADES, NECESSITAMOS DE PLANEJAMENTO
Quem planeja bem, poupa tempo.
Através do planejamento, podemos comunicar a nós mesmos e aos outros, aquilo que queremos.
(Lm 3:3) - Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? 
Se eu não sei para onde está querendo ir, como poderei acompanhá-lo?
Planejamento na vida do cristão ajuda verdadeiramente a compreender qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus .
O cristão quando faz, tem que fazer o melhor e da melhor forma.
Pior do que não planejar é planejar e não executar.
Para executar um planejamento devemos usar: habilidade, fécoragem e determinação. Temos grandes desafios pela frente, à medida que vamos executando o que planejamos oSenhor nos dará graça e sabedoria para avançarmos cada vez mais.

Presb. Evaristo Júnior (Edição)
Texto Publicado no Boletim 959, de 23/02/2014

---------------------------------------------><---------------------------------------------
---------------------------------------------><---------------------------------------------

EBD, uma instituição essencial
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef. 4:15-16).
A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o momento especial da semana para que todos aqueles que pertencem à Igreja (crianças, adolescentes, jovens e adultos, incluindo os novos convertidos), primeiramente, se reúnam para estudar a Palavra de Deus de forma Pedagógica e Metódica. Tendo, também, como objetivo promover a comunhão e o discipulado, a integração de novos crentes e a evangelização, cooperando para o cumprimento da Grande Comissão de Jesus (Mt. 28:18-20).
Naturalmente, o alvo principal da EBD é Estudar a Bíblia. Porém, quando se fala em crescimento espiritual, é preciso ter em mente duas coisas importantíssimas: conhecimento e liberdadeE conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo. 8:32). Muitos “crentes” acham que o fato de já terem conhecido a Cristo é o bastante para uma vida de crescimento, mas não é bem assim! Afinal, as Escrituras nos admoestam“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os. 6:3). Só é livre, e liberto, aquele que conhece a verdade. Não por outro motivo, o governador romano da JudeiaPôncio Pilatos, inquiriu, atônito: “O que é a verdade?” E Jesus disse em Jo. 14:6: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Para ser livre, é preciso conhecer a verdade que é Jesus Cristo; e só assim realmente cresceremos. Por isto, eis o foco da EBDensinar Jesus! O próprio Salvador nos convida: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. (Mt. 11:29).
Se Jesus é a verdade e o único meio para nossa libertação, precisamos conhecê-Lo mais e mais para sermos diariamente libertos dos nossos medos, traumas, pecados e pensamentos. E só cresce que é livre. Nós éramos escravos, mas Cristo nos libertou. Aleluia! “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl. 1:13; Gl. 4:3-7). Vemos, em muitos casos, crentes escravizados, pessoas, igrejas, EBDs tristes e isso não está certo. Afinal, somos livres! Já está na hora de as igrejas investirem mais em seus sistemas de ensino bíblico. Diante da Palavra de Deus, uma série de questionamentos devem ser feitos constantemente:
• O que é o crescimento da Igreja?
• A Igreja precisa crescer?
• A Igreja precisa crescer em graça e em conhecimento?
• A Igreja precisa crescer em número?
• A Igreja precisa ser de qualidade?
• A Igreja, quando de qualidade, cresce numericamente?
Estes e outros questionamentos são essenciais para que uma comunidade cristã possa, efetivamente, ser uma Igreja de qualidade; levando os crentes a seguir a verdade em amor, crescer em tudo, em Cristo e a ser um corpo bem ajustado que cresce e se edifica a si mesmo.
A Igreja é um corpo, um organismo vivo – e, assim, como nosso corpo físico, precisa de todos os membros funcionando de forma satisfatória para que haja um crescimento saudável e ordenado. A EBD faz parte do corpo; e, assim, quando bem ajustada, proporcionará um crescimento profícuo à Igreja.
EBD tem um papel fundamental no crescimento da Igreja, no sentido de ensinar a Palavra do Senhor de forma específica, metódica e didática. Ela precisa ser um lugar de comunhão, alegria, paz; um espaço cheio da presença do Espírito Santo de Deus. Não há possibilidade de uma igreja crescer sem uma Escola Dominical forte. A Escola Dominical deve ser uma escola de qualidade. Será que a nossa EBD é assim? Se não, quais são os motivos? Faltam professores gabaritados? Falta de material didático adequado? De um espaço físico próprio? Todos esses itens são importantes, mas o que impede realmente a qualidade numa EBD e na Igreja como um todo é a falta de revestimento de poder do Senhor (At. 1:8; 2:1-4). Deus já nos deu o poder de sermos feitos seus filhos (Jo. 1:12)
Se a EBD não tiver revestimento de poder do Alto, buscar a atuação do Espírito Santo e se não colocar Deus em primeiro lugar (Mt. 6:33), nem todas as técnicas, ou as boas salas e professores farão com que a Igreja cresça com qualidade. Conheçamos mais e mais o Mestre e o próprio Deus nos revelará onde andar e o que fazer para que Ele mesmo efetue em nossa Igreja o crescimento sonhado por Ele e desejado por nós.

Luciano Eugênio dos Santos Serenado – Revista VIDA CRISTÃ, nº 242

Texto Publicado no Boletim 954, de 19/01/2014

Para a Glória do Senhor Jesus!

-----------------------------------><-----------------------------------