terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Criada a União de Homens de Fagundes - PB

O Dia 18 de Abril de 2015 marcou a criação da 
União de Homens de Fagundes - PB


Para honra e glória do Senhor Deus, mais um departamento de homens foi implantado pelo DHEC (Departamento de Homens Congregacionais), na congregação de Fagundes - PB.

O Diácono Robson Araújo, dirigente da congregação de Fagundes, após participar recentemente do 4º Congresso do DHEC, na cidade de Alhandra - PB, ficou maravilhado com tudo que foi realizado naquele evento, e sentiu o desejo em seu coração de que, no próximo Congresso, mais um Departamento de Homens Congregacionais estaria presente, e este seria o União de homens da sua igreja. Ele orou a Deus, para que levantasse homens compromissados com a obra do Senhor, para formar uma Diretoria.

E para a glória de Deus após sete meses, em um culto festivo, fomos convidados para dar posse a 1ª diretoria da UHEC (União de Homens Evangélicos Congregacionais) da Congregação de Fagundes -PB, filiada à Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande - PB. 

Estiveram presentes o Vice-presidente do DHEC, Diácono: Fábio Rogério Maciel, a Diretoria da 1ª Região, presidente: irmão Maurício Rodrigues, vice-presidente: Diácono Marcone Rodrigues, o secretário Diácono: Josias Dantas, e o tesoureiro Diácono Oriedi Barbosa. 

A UHEC - Central também esteve presente, louvando ao Senhor com o grupo Levitas do Senhor.

O preletor foi o pastor Vicente Velez, o qual ministrou uma palavra de incentivo para igreja, especialmente para a Diretoria empossada. 

Orem por estes homens de Deus que se comprometeram a fazer a obra do Senhor, dizendo: "Eis-me aqui Senhor".

São eles;

- Diretor-presidente: Júlio César A. de Macedo;

- Vice-diretor: Felipe da Silva Caldas;

- Secretário: Lerdiano Renoveto Nascimento;

- Tesoureiro: Roberval Araújo de Lima;

- Conselheiro espiritual: Pastor Robson Araújo.


Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.   QUE O SENHOR CONTINUE NOS ABENÇOANDO.

                                                              Att.,  A Diretoria (DHEC)
_____________________________________________________________________
Nota do Editor: Esta Postagem só foi possível graças à gentileza do Diácono Fábio Rogério (Vice-Pres. do DHEC), que enviou e-mail para o Editor do Site. Ao Diác. Fábio Rogério, nossa gratidão.

O Editor


De publicação semanal e disponibilizado para toda a igreja na Escola Bíblica Dominical, o Boletim  1016 deste Domingo, dia 29 de março de 2015, trouxe, em sua Página de Aniversariantes, o nome de ABIGAIL CUNHA CARNEIRO. Primeiro da lista, seguido de outros 17 Aniversariantes, dentre os quais o Co-Pr. Alexandro Felizardo - o nome desta nonagenária, filha de nossa igreja, aponta para uma descendência com 5 filhas, 2 filhos, 19 netos e 14 bisnetos. Muitos desses estavam com a aniversariante, felizes da vida, nas homenagens recebidas da igreja naquela Escola Bíblica Dominical.

A irmã ABIGAIL, que completou 90 anos naquele Domingo, 29/03, foi merecidamente homenageada na presença de seus filhos, netos e bisnetos. Ela é mãe de Valnisa Carneiro, ex-Diretora do I.E.J.C.X. (Instituto de Educação João Clímaco Ximenes), nos idos da década de 1970, no qual o Pastor Raul de Sousa Costa era Professor de Educação Moral e Cívica. As letras iniciais 'I.E.J.C.X.' eram impressas em azul marinho no bolso branco das camisas do fardamento escolar naquele tempo, cuja calça era azul.

O Instituto de Educação, que levou o nome do Reverendo João Clímaco Ximenes, funcionava no prédio que atualmente é ocupado pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional). Os Presbíteros Esdras Vieira e Evaristo Vieira são ex-alunos do Ginásio Evangélico, onde receberam aulas de Educação Moral e Cívica do saudoso Pastor Raul de Sousa Costa, à época em que a irmã Valnisa Carneiro era Diretora. 

Em meio às merecidas homenagens recebidas pela aniversariante, sua filha Valnisa Carneiro havia escrito um pequeno histórico a respeito de dona ABIGAIL, e passou a ler para a igreja que, atentamente, ouviu o seguinte relato:

"Hoje é o aniversário de ABIGAIL, 90 ANOS. Nascida no dia 29 de março de 1925, na cidade de Esperança - Paraíba. Filha de José Cunha Neto e de Julita Passos de Almeida Cunha.

Aos 10 anos de idade, veio com seus pais e irmãos residir em Campina Grande. Na sua adolescência estudou no Grupo Escolar Solon de Lucena, e no Colégio do "Tenente Alfredo Dantas".

Seus pais, recém-convertidos, escolheram frequentar a Igreja Evangélica Congregacional, permanecendo fiéis até seu falecimento. À época era Pastor desta igreja o Reverendo João Clímaco Ximenes, tendo sido batizada no dia 31 de dezembro de 1944. Foi aqui também que conheceu seu esposo, o Sr. José Carneiro Sobrinho, natural da cidade de Patos - PB, vindo a casar-se no dia 04 de janeiro de 1945, tendo como testemunhas os casais membros desta igreja, o Sr. Manoel Pedro e Iracema, e Sebastião Lima* e Olívia Lima*. Deste matrimônio, nasceram as filhas Vânia, Valnisa, Valéria e Vanda, e os folhos Walter e Paulo.

Seu 'Carneiro', como era conhecido, faleceu no dia 10 de janeiro de 1989. A sua descendência, hoje, é constituída de 19 netos e 14 bisnetos.

Hoje é, então, um Dia Especial. Deus nos concede a graça de termos, no nosso convívio, a nossa mãe ABIGAIL. Todos os seus filhos, netos e bisnetos se sentem felizes."


Nota do Editor: (*) O casal Sebastião Lima e Olívia Lima são os pais do funcionário da igreja, e guardião noturno, o irmão Hélio Lima.

No Vídeo abaixo, Homenagem dos 90 anos da irmã Abigail Cunha Carneiro

Abaixo, algumas Fotos da EBD - 29/03/2015



Abaixo, Vídeos com dois hinos com o  Grupo Levitas do Senhor
Hino469 - Ao Estrugir a Trombeta - Harpa Cristã

HinoCoberto de Glória - J. Neto


Como acontece todos os meses, sempre no primeiro Domingo do mês, o Departamento de Missões Gerais (DEMIG), de nossa igreja, realiza o Culto de Missões. O Presbítero Jailton Rocha dirigiu o Culto na Escola Bíblica Dominical daquele último dia 1º de Março de 2015. Ele introduziu uma palavra à igreja, explicando o motivo do Culto naquela EBD e fez uma oração (vídeo 01 abaixo). Na oração o Presbítero também orou pelo Brasil, visto que nossa nação está passando por momentos de apreensão e de grandes dificuldades administrativas. Lembramos que a Bíblia nos diz "Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!" (Salmos 33:12).

Levitas do SenhorEscalado para participar da EBD estava o Grupo LEVITAS DO SENHOR, da União de Homens, cujo Regente, é o Diácono Oriedi Barbosa. Dois hinos foram entoados, sendo o segundo de autoria do Evangelista e compositor Jessé de Oliveira Brito, intitulado "EIS QUE VEM O REI" (vídeo 02 abaixo).

De volta com a palavra, o Presbítero Rocha, na qualidade de Conselheiro do DEMIG, falou que havia sido convidado pela irmã Solange Rocha (presidente) para sempre dirigir os Cultos nos primeiros domingos de cada mês, dedicados a MISSÕES. Ele leu no livro de Apocalipse 2:1-7. Na sua fala após a leitura Bíblica, ele deu um pequeno testemunho onde entende que as atitudes da igreja hoje diferem da igreja há vinte ou vinte e dois anos atrás, como se ela, a igreja, estivesse perdendo o 'primeiro amor'.

DSC01624.1Andando pelas ruas da cidade ele deparou-se com dois senhores, um bêbado, e o outro, viciado em drogas. Sentindo de Deus que deveria voltar para falar do Amor de Deus àqueles dois homens. Naquele triálogo, descobriu que o drogado era um desviado do caminho do Senhor, e as drogas teriam sido o motivo do desvio. Algumas pessoas que passavam riam da situação por não saberem o que realmente estava acontecendo ali. O que a igreja de hoje precisa, segundo o Presbítero Rocha, "é anunciar que Jesus está voltando", pois "vidas estão se perdendo"... e "precisam voltar ao primeiro amor"... "já não se visita mais nos hospitais, já não se vai aos presídios, já não se vai mais às Praças anunciar que Jesus é Senhor..." (vídeo 03 abaixo).

Abaixo, Fotos do Grupo Levitas do Senhor - 01/03/2015

           


No Vídeo 01 Abaixo o Presbítero Rocha fala sobre o Culto de Missões e também ora pelo Brasil
   No Vídeo 02 Abaixo o Grupo Levitas do Senhor canta "Eis que vem o Rei"

      No Vídeo 03 Abaixo o Presbítero Jailton Rocha dá um Testemunho

 
No Vídeo 04 Abaixo o Co-Pastor Alexandro faz sua Pregação da Palavra  
      ----------------------------------------><-----------------------------------------

---------------------><---------------------
---------------------------------><---------------------------------
---------------------><---------------------

CORAL ROBERT KALLEY - UMA FRAÇÃO CONTÍNUA DE SUA HISTÓRIA (1925-2014)

Ao falar sobre a Sociedade Coral Robert Reid Kalley, da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande - Centro, percebe-se, logo de início, dois fatores de precioso valor: 
) - o próprio nome, inspirado no fundador do Congregacionalismo no Brasil - Robert Kalley [1809/1888...]; 
) - a data de sua fundação [14/04/1920], que o coloca como o primeiro Coral formado na cidade de Campina Grande. Assim sendo, o Robert Kalley é o primogênitomais antigo Coral da cidade "Rainha da Borborema".
Sentimo-nos, portanto, no dever de reconhecer esses dois legados: seu nome Coral Robert Kalley sua Fundação numa terça-feira: 14 de Abril de 1925, ...isso mesmo!... numa terça-feira, com o Coral entoando seu primeiro hino para Louvar ao SENHOR. Naquele memorável dia histórico, aquele Louvor ecoou pelo templo e ressoa até hoje, há 89 anos, exaltando ao Deus que tem mantido de pé os atuais REGENTES e CANTORES do Coral Robert Kalley


Deve-se à Srª. Frieda Briault, esposa do Missionário Harry Briault
a fundação do Coral.



Atualmente a mais antiga corista, a contralto Else de Sousa Silva lembra, com alegria, a data em que ingressou definitivamente no Coral: 31 de Dezembro de 1954, após 3 meses de ensaio. Com uma brilhante memória ela cita nomes de ex-cantores do Coral como os de Evaristo Vieira, Silas Soares, Miguel Bernardino (baixos), Irene Pereira (contralto), dentre outros. Cita os nomes de
Regentes que já contribuíram com o Coral como Inácio Balbino; seu Correia [que trabalhava com Zeca Barbosa]; Jaime de PaulaMagno VieiraHermann Capiba e Geraldo Matias.
Outra veterana, a coralista Iracema Regis de Sousa (84) ingressou no Coral no início de janeiro ano de 1948, portanto quando tinha 18 anos de idade. Ela cita também a irmãBenedita Araújo (Zeza) como sendo uma das mais antigas integrantes do Coral. Lembrou do Regente Magno Vieira, que também cantou com a voz tenor. "Outra Coralista antiga, Josefa Tavares (irmã do Pr. Severino Tavares - Guarabira - PB), hoje encontra-se afastada por motivo de saúde" - disse a irmã Geruza Ferreira (membro da igreja) - época do Pastor e Professor de Educação Moral e Cívica, Raul de Sousa Costa; época da ex-coralista Dione Fernandes.

Com larga experiência em canto-coral, na atualidade, a soprano do Coral Robert Kalley  Sônia Santos [também integrante do 'Coro em Canto' da UFCG], em entrevista à TV Paraíba no ano de 2009, ocasião em que o Coral completava 85 Anos, disse que o Coral foi formado "com a proposta de Louvar e Enaltecer o nome do SENHOR". Na época havia 45 componentes, cujo tempo de participação de alguns coristas variava de 2 meses a 55 anos [como é o caso da contralto Else de Sousa]. "...São músicas variadas: Contemporâneas e Sacras de muitos anos" - disse ainda Sônia Santos.
Na mesma ocasião, o então Regente Geraldo Matias disse, na entrevista à TV Paraíba, que o repertório do Coral é composto por "hinos sacros" - são hinos muito belíssimos...  o Coral não tem tendência pra misturar aqui hinos, a não ser Sacros". disse o então Regente Geraldo Matias...

Atualmente o Coral Robert Kalley tem como Regente o Jovem Jeonai Nascimento. Jeonai também é Regente do Coro de Câmara de Campina Grande - PB.

Veja Abaixo algumas Imagens da História do Coral Robert Kalley 


Acima, o Convite para as Festividades em 2009. À esquerda, a Logomarca da Igreja e dos Patrocinadores do evento.


Assista abaixo a Reportagem veiculada pela TV Itararé em 2009 - por ocasião dos 85 Anos do Coral Robert Kalley, com as entrevistas da soprano Sônia Santos e do Regente Geraldo Matias


Com Carinho, O Editor


---------------------><---------------------
---------------------------------><---------------------------------
---------------------><---------------------


A União de Homens Congregacionais (UHC) 
realiza Festividade de Aniversário. 
São 8 Anos - 'Servindo a Deus e à Igreja'




União de Homens Congregacionais (UHC), da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande - Centro, Organização esta que nasceu há décadas e passou um certo tempo inativa, retornou há oito anos. Ela voltou para exaltar a Deus Glorificá-lo, dando a Ele a Honra e o Louvor. No último dia 08 de Dezembro de 2013 esta União de Homens Congregacionais realizou as Festividades de seu  Aniversário, no Templo de sua igreja-mãe, à Rua 13 de Maio, 250 - Centro.
Percorrer quilômetros e quilômetros de distância pelas estradas nordestinas, notadamente no estado da Paraíba, objetivando levar as Boas Novas de Salvação, conduzindo em suas 'bagagens' - além da União,  a Dedicação, a Disciplina, o Caráter Cristão e o Compromisso com o Senhor Jesus - é o que objetiva a União de Homens Congregacionais.
Estas atividades têm levado os valorosos varões a manterem-se "...Firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58). Este versículo é o Lema que tem impulsionado a União, que tem olhado para o autor e consumador de sua , a saber, Jesus Cristo, O Filho de Deus.
Desta organização foram indicados 10 nomes de homens que, apresentados e aprovados em Assembleia, foram eleitos no último dia 24 de novembro, e ampliaram o corpo Diaconal da igreja, os quais apresentamos na lista a seguir:
01 - Cláudio Gonzada da Silva; 02 - Manoel de Araújo Costa; 03 - Edmilson Barros; 04 - Josias Dantas de Morais; 05 - Marcos Cabral Pereira; 06 - Marcone Rodrigues; 07 - Oriedi Barbosa Santana; 08 - Paulo Roberto G. de Queiroz; 09 - Saulo de Tarso Medeiros S. Melo; 10 - Soscígenes Araújo Silva.
PosseOrdenação e Consagração deles ocorrerá neste dia 31 de Dezembro, no Templo da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande - Centro, por ocasião do Culto Festivo de Passagem de Ano (2013/2014). Também serão Empossados os demais Oficiais Eleitos Presbíteros, bem como os Reeleitos Diáconos e Presbíteros


Voltando a falar sobre as Festividades do Ano da Organização - UHC, ocorrida no último dia 08 de Dezembro, foram convidados vários Grupos, tais como a União de Homens da Cidade de Sossego - PB; o Grupo Cânticos de Davi, da União de Homens Congregacionais (1ª Ig. Congregacional de João Pessoa - PB). Este Grupo veio acompanhado do Pr. Sérgio PauloPreletor no Culto da Noite (08/12). O Conjunto de senhoras 'Divino Louvor' também teve uma brilhante participação nas Festividades dos 8 anos da UHC Central - CG, além da cantora Eli Silva.  

A seguir, Imagens e Vídeos das Festividades do 
8º Ano da UHC - Central - CG

Abaixo, Imagem do Grande Coral da UHC, Esposos e Esposas


Assista abaixo Vídeo com a participação do Grupo da cidade de Sossego - PB



Veja abaixo Imagens com a participação do Grupo CÂNTICOS DE DAVI (IEC JP-PB)
Assista abaixo Vídeo com a participação do Grupo CÂNTICOS DE DAVI 


Abaixo Imagens - Grupo LIVRES PARA ADORAR, no Aniversário da UHC - 08/12 


Neste Culto foi falado de um Curso sobre Namoro
Veja Abaixo Fotos de participantes do Curso





Abaixo, Imagens da Igreja nas Festividades de 8 Anos da 
União de Homens Congregacionais - 08/12/2013


Veja Abaixo o Grande Coral, com integrantes do Grupo LEVITAS DO SENHOR 
e esposas, nas Festividade do 8º Ano da UHC - Centro - CG 

Assista abaixo Vídeo com a participação do Conjunto 
DIVINO LOUVORnas Festividade do 8º Ano da UHC - Centro - CG


Veja abaixo Imagens do Conjunto DIVINO LOUVOR
nas Festividades do Ano da UHC - Centro - CG

Abaixo, Pres. UHC Diác. José Antônio (esq.) e  Irmão Jonas (dir.), 
nas Festividades do  Ano da UHC - Centro - CG

Abaixo, Werlânio Morais (2º Sec. DHEC - esq.) e cantora Eli Silva (dir.), 
nas Festividades do  Ano da UHC - Centro - CG

Assista abaixo Vídeo com a participação da Cantora 
Eli Silvanas Festividade do Ano da UHC - Centro - CG


Assista abaixo Vídeo com a Pregação da Palavra com o   
Pr. Sérgio Paulonas Festividade do  Ano da UHC - Centro - CG



Com Carinho, O Editor